Transeformaçao Hipnose > Blog > O Que É Hipnose Para Que Serve ?

O Que É Hipnose Para Que Serve ?

O Que É Hipnose Para Que Serve ?

A Hipnose Ericksoniana ou moderna é reconhecida pela O.M.S. (Organização mundial da saúde) como sendo uma terapia breve e eficaz no acompanhamento de várias patologias.

Estes últimos 20 anos, acumulámos mais conhecimentos sobre o cérebro e seu funcionamento que desde o começo da humanidade.

Hoje em dia existe uma verdadeira aceleração em termos de conhecimentos científicos com base nas neurociências e no estudo dos estados modificados de consciência.

O conceito de hipnose existe desde os tempos mais antigos. Na altura usavam técnicas baseadas em rituais pelo menos assustadores que pretendiam promover a cura do indivíduo

Desde então, criou-se à volta dessa prática ideias negativas e assustadoras.

Entre 1930 e 1980 o Dr. Milton Erickson, médico psiquiatra americano, dedica-se à hipnose depois de ter conseguido curar-se de uma poliomielite que o deixou completamente paralisado aos 17 anos.

Passa então o resto da vida a dedicar-se a essa técnica, publicando artigos e criando uma nova tendência na sua aplicação .

A abordagem da técnica revela então que a hipnose não tem nada de místico ou esotérico, e apresenta excelentes resultados quando usada para fins terapêuticos. Quando as ferramentas da hipnose são utilizadas de forma subtil ao decorrer de uma « simples conversa » levando a pessoa a entrar em transe hipnótica, aparece então uma verdadeira modificação de consciência.

Na realidade está comprovado que a hipnose é um estado perfeitamente natural que permite aceder a potenciais particulares.

O transe é um estado onde aprendizagem e abertura à mudança podem produzir-se mais facilmente. Não depende de um estado de sono induzido : os sujeitos nunca estão despossuídos do controlo deles e podem a qualquer momento decidir interromper por vontade própria ou por questão de segurança.

De facto, é um estado que todos já experimentaram : a nossa experiência mais familiar é quando sonhamos mas outros estados de transe podem acontecer quando meditamos, rezamos, efetuamos exercício físico ou tarefas que requerem uma boa concentração.

Com certeza já esteve absorvido num bom filme, torcendo pela vida do ator principal, encarnando-o mesmo…vivendo tudo o que lhe acontece como se estivesse na pele da personagem principal ? Nunca se lembra de estar a conduzir na autoestrada e ficar tão absorvido por uma linda paisagem, que os seus pensamentos parecem suspender-se no tempo?

Criar um estado hipnótico é uma forma privilegiada de pôr uma pessoa em relação com funcionamentos internos, conhecimentos e entendimentos que não estão acessíveis num estado habitual. Por isso os estados hipnóticos são meios poderosos que facilitam tomadas de consciência e mudanças.

Em transe os sujeitos podem compreender o significado dos sonhos, símbolos e outras expressões do inconsciente.

Atualmente a hipnose está integrada na terapia individual e familiar, formando em conjunto com a PNL (programação Neurolinguística) a base da psicologia moderna. É um método considerado rápido e eficaz no alívio de sintomas e na resolução de problemas.


Photo de MK Hamilton sur Unsplash